95ª Festa Junina de Votorantim

15/06/2010 13:51

Festa Junina de Votorantim terá “Canto Caipira”

Uma novidade este ano na Festa Junina de Votorantim é o “Canto Caipira”, uma tenda onde artistas poderão mostrar seus trabalhos através de contações de histórias, cururu, modas de viola, entre outros. Essa proposta faz parte do projeto “Construindo a Memória da Festa Junina de Votorantim”, que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura está elaborando com o apoio do Ministério da Cultura.

Esse trabalho que pretende resgatar as tradições da cultura popular e fortalecer a identidade local, abrange a realização de pesquisa histórica e produção de material para acervo do memorial da Festa Junina, além de preservar a historia do município com o registro dos 95 anos da festa, através de acervo fotográfico, relatos orais dos cidadãos e matérias jornalísticas. Para tanto serão recolhidas fotografias, relatos, canções, cantigas, orações, rituais e receitas, além da documentação preparatória para processo de tombamento de patrimônio histórico imaterial da Festa Junina de Votorantim que é considerada a maior do estado de São Paulo e está em sua 95ª edição sem interrupção. Para a realização desse projeto serão realizadas pesquisas em parceria com a Universidade de Sorocaba.

Durante a realização da festa haverá um stand (estúdio) que irá recolher depoimentos de cidadãos e autoridades relatando histórias e causos vividos nesses anos de festa. Também será feita uma campanha através de folhetos e cartazes para sensibilizar a população sobre o desenvolvimento da pesquisa recebendo doação de registros, além de contação de histórias e causos de caipiras, de tradição e da festa; apresentação artística, manifestações populares e suas transformações no tempo.

Como resultado desse trabalho será confeccionado cinco mil Cadernos Memória - Festa Junina de Votorantim, página eletrônica (site da prefeitura), acervo e pesquisa, mil áudio books e exposições Festa Junina de Votorantim – Memória. Os materiais impressos serão distribuídos em bibliotecas públicas local e da região; uma exposição circulará pela cidade em locais de acesso a população e na rede municipal de ensino.
A execução do projeto abrangerá o período de junho de 2010 à junho de 2011.

Informativo - Festa Junina 2010